BRASIL NOVO 2019
Publicado por Celio Evangelista
Andradina dá posse à sua primeira turma da Academia de Letras – Os Imortais

PORTAL FOLHA REGIONAL
(Publicado em 23/06/2018)

Andradina da posse à sua primeira turma da Academia de Letras AAL – Academia Andradinense de Letras, reunindo os primeiros 29 ocupantes das cadeiras de honra. A organização é integrada por pessoas que se dedicaram e ganhou destaque como poetas, escritores, letristas, compositores, professores e jornalistas, na história do município. A solenidade ocorreu na noite de sexta-feira, 22 de junho na Câmara Municipal de Andradina.

O convite, organização e a constituição legal da Academia foi iniciativa do poeta e escritor Ronaldo Mainardi, que também foi eleito presidente dessa primeira diretoria. Mainardi, que já havia fundado e ainda preside a Aliança dos Literatos de Andradina – Aliandra, disse que era um sonho para ele, reunir numa mesma organização, todos aqueles que produzem o conteúdo do saber, trabalhando com as palavras, contando, criando ou narrando e documentando nossa história.

A diretoria da Academia ficou assim constituída: Ronaldo Mainardi, presidente; Márcia Canevari, vice-presidente; Mauro Máximo, primeiro secretário; Antônio José do Carmo, segundo secretário; Luzimar da Silva, primeiro tesoureiro; professor Cido Gomes, Diretor Artístico; Marisa Mariani Pardo, segundo tesoureiro; assessores jurídicos Ney Gonçalves e Gilvani Ortuzal e diretores de homenagens Moisés da Silva e Moisés Eustáquio de Oliveira.

A Academia também tem entre seus membros, o advogado e escritor Marco Pilla que recentemente lançou na OAB em São Paulo, importante livro sobre e evolução agrária no Estado de São Paulo; Roselana de Aguiar; o professor Hélio Consolaro, de Araçatuba,o jornalista Valdek de Morais, de Valparaíso e o médico Luiz Gonzaga de Aquino da cidade de São Paulo. Entre sócios fundadores também estão famosos locais como Fabiana Minari, Ecaharis e Marilene Gasparelli.

A Academia madrinha de Andradina será a de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul presidida por Celio Evangelista Ferreira, que também é secretário geral da Academia Municipalista de Letras do Brasil e presidente da Academia Brasileira de Comunicação.

Ronaldo Mainardi disse que entre as tarefas da Academia estarão o incentivo à leitura, especialmente entre crianças em idade escolar e a homenagem de personalidades. Já no próximo dia 6 de julho está agendado o primeiro compromisso da Academia, constante da Programação Oficial de aniversário da cidade, que é a entrega de diplomas a pioneiros do município, no auditório do Centro Pioneiros de Andradina.

Solenidade

A Mesa Diretiva da solenidade foi formada pelo protocolo Hrant Eserian com o vereador e presidente do PSDB Edgar Dourado, a vice-presidente da AAL, jornalista Márcia Canevari, o médico andradinense Dr. Jurandy Santos e Osvaldo Rodrigues (representando o Subtenente do Tiro de Guerra Leonardo Mirakawa).

Cada membro da primeira formação da AAL recebeu o Diploma da academia e a medalha com a insígnia do fundador de Andradina, Antonio Joaquim de Moura Andrade. Cada um dos membros demonstrou seu orgulho e satisfação ao ser empossado, resgatando uma parte da cultura do município que estava esquecida.

Agradecimentos

A jornalista que atua em Araçatuba Roselana de Aguiar registrou seus agradecimentos: “Ontem foi a posse da primeira turma da Academia Andradinense de Letras. Estou feliz e agradecida a Deus pelo privilégio de ser uma das 26 pessoas escolhidas pelo conjunto de suas obras que contribuíram para levar conhecimentos literários e informações às várias gerações de andradinenses.

Dediquei a medalha da imortalidade dessa obra que Deus capacitou-me para realizar e possibilita a cada dia que continue e praticá-la aos meus filhos, netos, genro, nora, sobrinhos e toda minha descendência que ainda vai nascer para que por mais difícil que seja uma etapa da vida, nunca devemos desistir de nossos ideais ou se distanciar no foco de onde se pretende chegar: Deus sempre dará a vitória aos que persistem.

“Mas o justo viverá pela fé! Contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele” (Hebreus 10:38).

Obrigada a todos os meus familiares que estiveram comigo pelo amor e o caminhar ao meu lado que inspira e fortalece; aos pastores e lideres Rener Baptista, Renato Minari , Alexandra Dionisio Baptista, Marcos Elias Pereira, Joice Pereira Vânia Minari, Eliana Vilela, Michelle Fabiana Landin pela cobertura espiritual.

Gratidão eterna e em saudosa memória ao mestre jornalista Isael Soares Fernandes, pelos conselhos e formação que possibilitaram escolher o caminho certo para chegar até aqui. O “seo” Isael estava certo quando disse um dia: ” sem leitura, estudo, pesquisa e dedicação sua vontade de ser jornalista não passará, de uma vontade de ser. Força, menina! Há um futuro de esperando lá na frente”. Havia mesmo! E pela graça de Deus eu o encontrei”.

Fonte: http://www.jfolharegional.com.br/mostra.asp?Noticias=36795

Conheça os últimos documentos oficiais